quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Algumas novidades do 5º mês

Olá.. muita coisa aconteceu neste mês.Vamos a algumas delas!

Laura começou comer papinhas...as de frutas e as salgadas.
Para as mães de primeira viagem, assim como eu, sinto-me na obrigaçao de avisá-las que, salvo raras exceções, os pimpolho(a)s preferem as papinhas de frutas ao alimento salgado e se não aceitarem de "cara" a papa salgada não se desesperem... é uma questão de adaptação e vale fazer tantos testes forem necessários até que eles passem a gostar.

Dr. JF (pediatra) pediu pra dar primeiro a papa doce, isto é, frutas amassadinhas. Banana maça, pêra, mamão e abacate; Laura amou todas elas e comeu muito bem, sem dar trabalho algum.


Laura comendo mamão




Depois de uma semana que estava comendo as frutas, começamos a papinha salgada, feita exatamente como o Dr. indicou. Foram dias muito difíceis e quando digo difíceis só mesmo quem é mãe entende; a mãe sofre por ver que seu bebê não se alimenta, o bebê vê a papinha e chora de soluçar, trava a boca, vira o rosto e nada que se faça pra alterar este comportamento resolve.
Tentamos todos os tipos de papinha salgada, amassamos, batemos, demos um só alimento, misturamos... e nada resolveu. Foram 4 dias deste jeito e como mãe nenhuma gosta de ver o filho sofrer abandonei a papinha salgada por alguns dias.
Minha mãe, SANTA MÃE, no mercado pensou.. será que se tentarmos uma papinha pronta ela come? Perguntou pra mim se podia e eu, ainda que contra a opinião de muitos, resolvi aceitar. Papinha comprada, PAPINHA TOTALMENTE INGERIDA por nossa lady. Graças a Deus!!
Depois de três almoços desta papinha, que diga-se de passagem é muito saborosa (experimento primeiro tudo o que minha a Laura vai comer ou beber, seja alimento ou medicamento) ela passou a comer a papinha da vovó que experimentando o sabor da comprada constatou que o tempero é o mínimo dos mínimos.
Agora Laura delicia-se no almoço e na janta com a papinha feita em casa com muito amor e carinho. 


Laura almoçando
(beterraba, carne, mandioquinha e cenoura)

 Quero maaaais...


Me dá!!!


Eu já sei comer sozinha!!!

Ps: Laura engorgou bem, mas cresceu pouquinho; bom, a julgar pelo tamanho da mãe não há de ser alta rsrsrs..
Ela pesa 5,450kg e está com 60 cm (já disse e repito.. ela é pequenininha, mas tem saúde de ferro).


Outro acontecimento importante foi o rompimento da gengiva, isto é, duas "serrinhas" apareceram no meio deste mês (16 e 18/08).
Na consulta avisei o pediatra que ela andava meio irritada, mordendo tudo, babando mais que o normal e ele me disse que não era sinal de dentinhos. Mas, a gente que convive com a criança percebe os sinais. Vi uma "linha" branca na gengiva inferior dela e.. bingo.. alguns dias depois da consulta a gengiva "rasgou". Graças a Deus ela não teve febre ou diarréia como dizem que acontece. Só tem ficado bem enjoadinha, acorda algumas vezes durante a noite, "reclama" o dia todo e muito mais quando eu chego em casa. Mas... faz parte...é o que dizem todas as mães que eu conheço.

As duas "serrinhas"

Por fim, a maior conquista pra nossa lady neste mês foi o fato de gostar de ficar de bruços (antes não gostava, toda vez que a colocávamos assim ela chorava; agora chora se a tiramos desta posiçao) e rolar de um lado pro outro até que fique de bruços. Este foi o começo do treinamento rsrsrs.. agora nem rola mais, quando decide ficar de bruços simplesmente dá um leve impulso lateral com o corpo e se põe de bruços procurandos coisas pra pegar, olhar...Tá demais nossa "picurruchinha"




Nenhum comentário:

Postar um comentário