terça-feira, 11 de junho de 2013

Dentes

Desde os 4 meses de vida levamos Laura ao dentista. 
É um projeto da UNESP daqui da minha cidade que atende bebês, crianças e depois dão continuidade no outro Campus até a idade de 14 anos.

A fase chata do cuidado com os dentes aconteceu em dois momentos: 
1- quando começaram a erupção dos dentes: a limpeza com a gaze deixava nossa lady mais nervosa do que o normal e aí ela abocanhava meus dedos sem dó enquanto eu higienizava;
2- quando Laura, já com todos os dentes, começou a ter opinião própria (oi?!); travava a boca, chorava, queria mastigar a escova, lamber a pasta (sem flúor/apropriada para a idade), entre outras coisas.

Mas o tempo vai passando e como diz o ditado quem espera sempre alcança, hoje as escovações diárias são prazerosas tanto pra ela quanto pra mim. É muito gostoso ver a evolução dela que antes não conseguia "gupi a puminha"¹ da pasta e agora faz tudo certinho; lógico que sou eu quem escovo os dentinhos, mas ela colabora e se diverte. 

E o melhor é que escova sem chorar, sem "pitis", sem dramas... PARA NOOOOOSSA ALEGRIA!!
Ao final ela sempre quer escovar sozinha; então, já com uma pasta sem flúor e outra escova ela me "ensina" como se deve escovar os dentes e -inclusive- a "limba

O que me ajuda muito com a Laura quando temos que ensinar/criar um hábito novo é cantar, criar paródias, inventar musiquinhas que tenham a ver com o momento.
Então, agora vou deixar aqui (pra posteridade) a musiquinha que inventamos para o momento da escovação

Sai sai bichinho 
do meu dentinho
Eu "to"escovando
Pra ficar limpinho
Sai sai bichinho 
do meu dentinho
Ele já está
Limpo e cheirosinho

Tá.. não é lá aquelas coisas, mas foi aprovada pelo nossa expert em controle de qualidade: LAURA



Legenda:
1-cuspir a espuma
2-língua

Nenhum comentário:

Postar um comentário